17 novembro 2017

Serviço de Proteção Civil – Realização de Queimas e Queimadas após o período crítico

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP (ICNF) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil sensibilizam a população, relativamente às boas práticas na execução de queimas e queimadas.

 

​O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP (ICNF) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil sensibilizam a população, relativamente às boas práticas na execução de queimas de amontoados e na execução de queimadas extensivas.

Assim, pretende-se contrariar a ideia errada de que o fim do período crítico (ocorrido em 15 de novembro) significa automaticamente que se podem fazer queimas de amontoados e queimadas extensivas sem qualquer restrição. 

Na verdade, fora do período crítico, a permissão ou proibição de execução de queimas de amontoados e queimadas extensivas está dependente do risco de incêndio do concelho, que é avaliado diariamente pelo IPMA e publicado no seu site, bem como no site do ICNF.

Desta forma, o Município de Redondo apela à colaboração de todos na divulgação desta mensagem junto dos principais envolvidos - agricultores, pastores, proprietários, empreiteiros agrícolas/florestais, etc. – contribuindo assim para garantir a segurança de todos os envolvidos e da nossa floresta.   


 

Documentos para download

Consulte o Risco de Incêndio

Como fazer em segurança uma queima de amontoados

Como fazer em sgurança uma queimada extensiva