29 novembro 2016

Redondo em 1º lugar no Distrito de Évora com melhor desempenho Financeiro

Mais uma edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente ao ano de 2015.

​Mais uma edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente ao ano de 2015 foi publicamente apresentada como resultado de um trabalho independente desenvolvido por dois centros de investigação universitários que há 12 anos se debruça sobre esta temática.

No documento são apresentadas várias análises de acordo com os documentos de prestação de contas que os municípios anualmente enviam para as entidades competentes, para além do acompanhamento mensal ou trimestral que é feito pela DGAL.

Mais um ano se confirma que os municípios portugueses deram um forte contributo para o equilíbrio das contas públicas como se vinha a verificar nos últimos anos.

Dividido por capítulo, no 1º é feito o enquadramento geral comparada com vários países da União europeia, a sua independência financeira e a recuperação dos que recorreram ao PAEL e no 2º a análise da execução orçamental, com enfoque na execução da despesa e da receita.

No 3º capítulo procede-se à análise da situação financeira, económica e patrimonial dos municípios bem como a sua evolução e comparação ao longo dos anos enquanto no capítulo 4º são analisados os serviços periféricos dos municípios, como os serviços municipalizados e outros.

Quanto ao capítulo 5º é apresentado um ranking dos municípios melhor posicionados considerando a perspetiva da gestão acumulada tendo sido utilizados 10 indicadores de que resulta a apresentação do Ranking Global.

Dada a complexidade do documento apenas se refere esta última análise onde se constata que o Município de Redondo está posicionado no 10º lugar do ranking global dos 185 municípios de pequena dimensão e no 1º lugar a nível do distrito de Évora.

Naturalmente que estes dados são motivo de satisfação para a gestão autárquica que temos prosseguido, enquanto eleitos do MICRE, e responsáveis pelas contas públicas do Município de Redondo.

Como aliás temos vindo a afirmar reiteradamente apesar das deturpações com que alguns procuram denegrir o nosso trabalho.