Prémio Literário Hernâni Cidade

O Prémio Literário Hernâni Cidade leva a concurso inúmeros trabalhos em diferentes modalidades. Com esta iniciativa, o Município de Redondo pretende continuar a homenagear a memória do professor e escritor redondense que deu nome ao prémio e, em simultâneo, incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos.


Nascido a 7 de fevereiro de 1887, filho de António Cidade, Hernâni era natural de Redondo, terra que muitas vezes aparece mencionada em algumas das mais reconhecidos trabalhos desta ilustre figura e cuja influência se denota num Alentejo sempre presente em toda a sua obra.


Professor na Faculdade de Letras de Lisboa, ensaísta, historiador e crítico literário. Hernâni Cidade considerava "Ensaio sobre a Crise Mental do Séc. XVIII" - editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, em 1929 - o seu livro mais interessante sendo que os seus títulos mais vendidos ainda hoje são "Camões Lírico" e "Camões Épico".


Para além de outras inúmeras distinções, em 1956 foi agraciado em França com a Legião de Honra. Já no fim da vida aceitou a condecoração da Ordem de Santiago, tendo as insígnias sido oferecidas pelo Povo de Redondo.


Sobre Hernâni Cidade Miguel Torga escreveu: "Ria-se com ar zombeteiro de criança enrugada".

Consulte os trabalhos vencedores nas diversas edições do Prémio Literário Hernâni Cidade, bem como o regulamento e diversas informações relevantes em:

http://premioliterariohernanicidade.blogspot.pt/