04 agosto 2015

Cerimónia oficial de Abertura das Ruas Floridas 2015

Cerca das 16h00 e cumprindo os formalismos deu-se início à abertura oficial desta magnífica iniciativa do Povo de Redondo.

Sem defraudar as expetativas de todos quantos iniciaram a seu percurso no 1º dia das Ruas Floridas de Redondo, logo pela fresquidão da manhã se confirmou o que já se adivinhava com as Ruas engalanadas e repletas de visitantes pasmados pela beleza a que assistiam.

Cerca das 16h00 e cumprindo os formalismos deu-se início à abertura Oficial desta magnífica iniciativa do Povo de Redondo, que decorreu no Centro Cultural, em presença das diversas Entidades convidadas, que prestaram o seu tributo a todos quantos tem permitido com a sua dedicação esforço e amor colocar em pé as Ruas Floridas.

Na qualidade de anfitrião, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Redondo, António José Recto, agradeceu a todos os presentes a sua disponibilidade e presença, de forma breve como lhe competia, reiterou a importância do trabalho e a centralidade do Povo de Redondo para a construção e para o sucesso das Ruas Floridas, com a tónica assente neste pressuposto, deixou o espaço necessário para as intervenções das Entidades com responsabilidade e proximidade com estas iniciativas, nomeadamente o Sr. Presidente do Turismo de Portugal, Dr João Cotrim de Figueiredo, a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Drª Ana Paula Amendoeira, pela Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo o seu Presidente, Dr. António Ceia da Silva e pela CCDR o Dr. António Costa da Silva.

Concluídas as intervenções das Entidades em presença, que foram pontuadas e embelezadas por espaços musicais dedicados ao Cante Alentejano e às Saias a cargo dos Trovadores de Redondo, deu-se inicio ao tributo aos “Cabeças de Rua “ em representação de todos os que ao longo das ultimas 14 edições permitiram a sua construção, com apresentação em PowerPoint com fotos de Ruas e com o nome dos seus construtores, culminou-se com a chamada ao palco de todos os que conseguiram estar presentes nesta cerimónia, para entrega de um testemunho em barro e alusivo ao esforço (mão) e à obra (flores), criado para o efeito por um artesão de Redondo na melhor das singularidades e identidade patrimonial deste magnifico concelho.

Já no exterior, seguiu-se o hastear das bandeiras de Portugal, do Municipio e da Comunidade Europeia em presença da Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense e do Agrupamento 655 dos Escuteiros de Redondo, que honraram com a sua presença, este espaço da abertura oficial das Ruas Floridas.