08 agosto 2017

Redondo encerrou Ruas Floridas 2017

​Após um fim-de-semana de inauguração com muita animação, as Ruas Floridas prosseguiram ao longo de toda a semana oferecendo a beleza intrínseca que lhes é reconhecida...

​Após um fim de semana de inauguração com muita animação, as Ruas Floridas prosseguiram ao longo de toda a semana oferecendo a beleza intrínseca que lhes é reconhecida a par de um programa eclético elaborado especialmente para o visitante.

Assim, completadas inúmeras sugestões, no dia 1 de agosto coube ao grupo de percussão Tomba Lobos dar início às festividades fazendo-se ouvir por toda a vila ao percorrer as ruas enfeitadas. Mais tarde, na rua com o tema “O Fundo do Mar”, mais conhecida como D. Arnilda Eliezer Kamenesky, a Biblioteca Municipal de Redondo inaugurava a exposição “Ruas em Flor” como aperitivo dos espetáculos da Filarmónica União Montoitense e Júlio Franco Ensemble que subiram ao palco durante a noite.

Já no dia 2, o concerto de Capicua colocou o hip-hop em destaque numa praça da república muito bem composta para ouvir “Medusa” “Vayorken” e muitos outros temas que aliados a uma forte presença em palco e a uma banda em alta rotação fecharam o dia em grande.

Ainda no plano musical, nos dias seguintes foram inúmeras as sugestões que confirmaram a componente cultural das Ruas Floridas, a começar pelos grupos Contraste Alentejano, Orquestra Juvenil do Alentejo Central, Trovadores de Redondo, 20age Orquestra, Moças do Canto, Cantadeiras de Redondo, João Farinha e Instrumental e Coral de Montoito. Posteriormente, o Samba sem Fronteiras fez a música cruzar o atlântico convidando a um agradável encontro entre o samba e as flores de papel.

No entanto no dia 5, o programa conheceu novamente um dos seus momentos altos com o concerto de HMB que emprestou o soul – como quem diz a alma – às Ruas Floridas de Redondo fazendo sobressair luz em cada uma das muitas pessoas presentes, num espetáculo vivo e ao vivo para milhares de pequenos grandes ecrãs. “O Amor é Assim” e “Loucos” foram temas que se destacaram de um alinhamento fácil de gostar.

A encerrar o programa, o Grupo Coral e Instrumental Academia de Afetos deu o mote ao Encontro de Ranchos Folclóricos composto por Foros da Fonte Seca, Mafra, Coruche, Águeda, e Laguinha que, como é habitual, concluiu o programa das Ruas Floridas em pé de dança ao som dos mais belos temas da música popular.