15 fevereiro 2016

Redondo e o Poejo dos Eremitas

Pela manhã do passado Sábado, 13 de fevereiro, a Serra D’Ossa foi palco de mais uma iniciativa do Municipio de Redondo, subordinada aos percursos pedestres ancorados na Rota dos Eremitas esta com o enfoque nas ervas aromáticas e com a denominação "O Poejo dos Eremitas".

Com a manhã cinzenta a esparsos com algum sol, o grupo de cerca de 30 participantes bem animados, iniciaram o percurso pelo meio da Aldeia da Serra D’Ossa, em direção à Azenha Velha, passando pelo Monte do Catimbau e dirigindo-se ao Monte Virgem. Com uma breve paragem naquele local para apreciar a paisagem e as fontes, retomaram o percurso pelos trilhos e caminhos centenários em direção à “cerca” do Convento de S. Paulo, na busca pelo famigerado poejo que teimava em aparecer, mas que se revelou em aromas intensos perto das ruinas do velho telheiro do convento, instalado em amena várzea.No local todos puderam colher os seus poejos nos baixios alagados e houve ainda quem degustasse os magníficos agriões selvagens que ali se instalaram.

O percurso, de pouco mais de 6km numa configuração circular, pontuando nalguns eixos a “Rota dos Eremitas”, permitiu o conhecimento da flora, num aprazivel passeio pela beleza da Serra D’Ossa na sua vertente mais rica e mais deslumbrante, terminando na Enoteca de Redondo, numa prova "poejistica" em açorda bem quentinha e reconfortante.