19 novembro 2020

Estamos no bom caminho… e isso só é possível graças a si e à colaboração de todos!

Redondo registou, no 3º trimestre deste ano, um aumento de 47% na recolha seletiva em ecopontos face ao período homólogo de 2019.

A gestão dos resíduos e a valorização da fração reciclável são alguns dos objetivos para a criação de um concelho ambientalmente sustentável, não podendo o nosso deixar de ficar indiferente a este desafio.

Segundo o Relatório Operacional da GESAMB do 3º trimestre 2020 sobre a Gestão de Resíduos, Redondo registou um aumento de 47% na recolha seletiva em ecopontos (comparando com o período homólogo de 2019).

No nosso concelho foram recicladas 51 toneladas de papel/ cartão, 75 toneladas de vidro e 38 toneladas de plástico e metal.

Estes dados posicionam Redondo como um dos concelhos com maior crescimento ao nível da separação de resíduos e uso do ecoponto, situando-se no 5º lugar do Distrito de Évora, com um valor de 38 kg/ hab. Isto é, em média, cada habitante do concelho depositou no ecoponto 38 kg de resíduos recicláveis.

Estamos no bom caminho…. E isso só é possível graças a si e à colaboração de todos!

No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, tendo em conta a meta do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020), que traçou como objetivo para o sistema, em 2020, uma capacitação de 48Kg/ hab. de materiais recicláveis depositados em ecoponto.

De relembrar que o Espaço dos Estaleiros Municipais disponibiliza à população contentores industriais para deposição de papel/ cartão, plástico e vidro e um oleão.

Desta forma, apelamos a que todos os munícipes participem na separação dos resíduos e que os depositem convenientemente nos ecopontos, pois com o esforço de todos vamos contribuir para um melhor ambiente.