Gabinete de Inserção Profissional

O Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Redondo é um serviço que presta apoio a jovens e adultos desempregados.

O que é:

O Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Redondo é um serviço que presta apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com o Centro de Emprego de Évora.Os Gabinetes de Inserção Profissional foram criados e encontram-se regulamentados pela Portaria n.º 127/2009, de 30 de Janeiro, alterada pela Portaria n.º 298/2010, de 1 de Junho.

Destinatários:

Jovens à procura do 1º emprego;
Jovens e adultos desempregados;
Jovens e adultos à procura de novo emprego;
Jovens e adultos com necessidade de apoio à qualificação e empreendedorismo;
Empresas/Instituições/Entidades Empregadoras.

Atividades do Gabinete de Inserção Profissional:

Informação profissional para jovens e adultos desempregados;
Apoio à procura ativa de emprego;
Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional;
Captação de ofertas junto de entidades empregadoras;
Divulgação de ofertas de emprego e colocação de desempregados ou candidatos a emprego nas ofertas disponíveis e adequadas;
Encaminhamento para ofertas de qualificação;
Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo;
Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho;
Controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego;
Ajuda na elaboração de curriculum vitae, carta de apresentação, resposta a anúncio de oferta de emprego;
Ajuda na preparação para entrevista de emprego;
Outras atividades consideradas necessárias aos desempregados inscritos nos Centros de Empregos.

Ofertas de Emprego:

O Gabinete de Inserção Profissional disponibiliza junto dos seus utentes informação respeitante a ofertas de emprego a nível nacional e estrangeiro, recorrendo para o efeito a informação disponibilizada pelo Centro de Emprego de Évora, site do I.E.F.P., outros sites - Internet, Jornais, Empresas/Instituições da região, procurando adequar o perfil dos utentes aos requisitos da oferta.
Consulte as ofertas em www.iefp.pt

Procura de Emprego:

Para procurar emprego existem várias técnicas e iniciativas que pode adotar:
Inscrever-se no Centro de Emprego da área de residência;
Registar-se no site do IEFP, para poder efetuar candidaturas on-line a ofertas de emprego;
Ter o Curriculum Vitae bem elaborado e atualizado;
Saber fazer uma carta de apresentação;
Saber responder a um anúncio de oferta de emprego;
Ter um comportamento assertivo numa entrevista de emprego;
Informar-se sobre a criação do próprio emprego;
Solicitar apoio ao Gabinete de Inserção Profissional de Redondo para ajudar/melhorar qualquer técnica de procura de emprego.

Consulte Procura Emprego em www.iefp.pt/perfil/Paginas/procura.aspx
Consulte o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego
www.iefp.pt/apoios/candidatos/CriacaoEmpregoEmpresa/Paginas/Prog_apoio_Emp_Cria_prop_emp.aspx

Empresas / Instituições:

O Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Redondo em colaboração com o Centro de Emprego de Évora, apoia no processo de recrutamento, seleção e colocação de trabalhadores, as Empresas/Instituições do Concelho de Redondo, ou ainda que localizadas fora do Concelho pretendam candidatos para trabalhar na zona de Redondo.

Pode contar com o apoio do Gabinete de Inserção Profissional para as seguintes situações:

Precisa de contratar alguém e necessita de candidato(s)?
Tem conhecimento do Programa de Apoio à Contratação?
Conhece o Programa de Estágios Profissionais?
Conhece a Medida de Apoio ao Emprego (Estimulo 2012)?
Tem conhecimento dos apoios e incentivos que pode obter?
Qualificação/Formação:
No Gabinete de Inserção Profissional pode consultar quais as modalidades de formação existentes no Centro de Formação Profissional de Évora do IEFP e ficar a conhecer as suas características específicas (objetivos, destinatários, condições de acesso, certificação, calendarização, duração e apoios). Pode ainda inscrever-se nos referidos cursos no GIP.

Consulte formação em www.iefp.pt/formacao/Paginas/Home.aspx

Horário de Atendimento do GIP:
Das 9h30 às 12h30m e das 14h às 16h00m

Contactos do GIP: