28 março 2017

Workshop "da ovelha à lã"

No âmbito das Comemorações dos 500 anos dos Forais Novos do Concelho (Redondo e Montoito), a exposição “Do copioso trato dos panos”, patente na Biblioteca Municipal de Redondo, recebeu um Workshop denominado, “Da ovelha à lã”...

​No âmbito das Comemorações dos 500 anos dos Forais Novos do Concelho (Redondo e Montoito), a exposição “Do copioso trato dos panos”, patente na Biblioteca Municipal de Redondo, recebeu um Workshop denominado, “Da ovelha à lã”, muito a propósito das comemorações e da exposição em presença, visando proporcionar o conhecimento da realidade e das vivências das nossas gentes em outras eras neste território.

Maria do Carmo Grilo, uma resiliente artesã deste concelho nesta área, partilhou os seus conhecimentos e experiencias de forma muito generosa com todos os que ali se dirigiram, proporcionando momentos de agradável interação.

A sessão contou com uma breve introdução do Vereador da Cultura, contextualizando o Workshop e a sua ligação às Comemorações do Forais e à Exposição patente, agradecendo a bondade e a disponibilidade da Maria do Carmo em partilhar o seu conhecimento e passando-lhe o testemunho para o momento que se iria viver em seguida.

A Maria do Carmo Grilo, na sua longa experiência na atividade deu início com o processo explicativo que vai desde a retirada da lã da ovelha, passando pela cardação, colocando os participantes a experienciar o trabalho com duas cardadeiras para que a lã fique mais macia e sem a maior parte das impurezas, passando depois, para uma roda/ fuso, para a sua transformação em novelo, que de seguida é dobada em meada, para posteriormente ser lavada por processos manuais com sabão neutro, colocada depois a secar, ficando pronta para tricotar mantendo a cor natural, ou então podendo a mesma ser tingida utilizando produtos naturais, como por exemplo casca de cebola, de limão, folhas de árvores e muitos outros.

Os participantes foram convidados a experienciar todos estes processos, o que cativou o seu interesse de uma forma animada na envolvência de cada ato executado.

O processo final da matéria-prima nos trabalhos de tear também foi explicado, mas a sua complexidade e exigência de maior formação limitou os participantes que ainda assim também experienciaram aquelas técnicas ficando-lhes um enorme sentimento e interesse em aprofundar aqueles conhecimentos...

Consulte aqui as fotos.