17 maio 2016

XXIX edição da Feira do Livro de Redondo

O Municipio de Redondo cumpriu a XXIX edição da Feira do Livro que decorreu de 2 a 15 de maio, no Pavilhão de Exposições, com o intuito de promover o livro e a leitura. O certame apresentou um programa multidisciplinar que congregou diferentes alternativas dirigidas não só aos amantes da literatura como também ao público em geral.

A abrir o programa, no dia 2, a escritora Vânia Beliz apresentou o livro “O Peludim”, uma obra dirigida às crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 8 anos que pretende responder a perguntas tão naturais tais como Quem sou eu? De onde vim? Como nasci? ajudando os pequenos leitores a perceberem melhor o seu corpo e a sua origem.

No dia 4, o destaque recaiu sobre a iniciativa da Secção de Dança do NAR que após uma primeira apresentação, abriu ao público a possibilidade de participar numa aula de dança, com Sónia Grazina, incentivando todos “a dar o seu pézinho” na XXIX edição da Feira do Livro de Redondo.

Já no dia 8, a iniciativa através do Centro Ludico do Municipio de Redondo proporcionou o regresso deste elenco na encenação dramática “Era uma Vez…” que para esta ocasião preparou uma adaptação da estória “A Bela Adormecida” onde as peripécias de Maléfica e destinos de Aurora cativaram as atenções do público. Com cenários elaborados e música ao vivo, Era uma vez… relembrou o porquê do seu sucesso que alicerça a sua continuidade desde 2007.

A escritora Alda Palmeiro assumiu-se como a referência no dia 10 dando a conhecer os seus últimos trabalhos “Pelos trilhos do silêncio” e “Escola e Autarquias”, fazendo uma apreciação crítica sobre a situação atual das escolas no país, não só no contexto do seu trabalho como escritora mas também como docente.

A terminar, no dia 13 de maio, o programa da XXIX edição da Feira do Livro de Redondo culminou em grande com a visita do conceituado escritor Domingos Freitas do Amaral, autor de reconhecidas obras tais como “Enquanto Salazar Dormia” e “Quando Lisboa Tremeu”, que generosamente interagiu com os presentes, abordando e explicando muito das suas obras, referindo os preciosismos e confessando muitas das dificuldades com que um autor se depara na construção das suas histórias e que tantas vezes escapam aos leitores. Abordou a sua obra no especial enfoque ao seu livro mais recente da trilogia “Assim nasceu Portugal”, que assenta numa paixão intemporal, tendo como pano de fundo Afonso Henriques, os seus amores e a História de Portugal.

Fazendo o balanço da edição de 2016 da Feira do Livro, o Município de Redondo e a Biblioteca Municipal consideram esta iniciativa, enquanto evento de interesse incontornável no panorama socioeducativo do concelho reconhecendo-lhe a importância de continuar a promover esta e outras iniciativas que tenham como missão fundamental a formação de públicos no conhecimento da palavra e do livro.