21 abril 2017

XXII Edição do Prémio Literário Hernâni Cidade

​Instituído pelo Municipio de Redondo, o Prémio Literário Hernâni Cidade com periodicidade anual, celebra e homenageia o ilustre Professor e Escritor Redondense, que dá nome ao prémio, promovendo desta forma a participação e divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa, no estimulo à criatividade entre jovens e adultos.

“Professor na Faculdade de Letras de Lisboa, ensaísta, historiador e crítico literário. Hernâni Cidade considerava "Ensaio sobre a Crise Mental do Séc. XVIII" - editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, em 1929 - o seu livro mais interessante sendo que os seus títulos mais vendidos ainda hoje são "Camões Lírico" e "Camões Épico".

Para além de outras inúmeras distinções, em 1956 foi agraciado em França com a Legião de Honra. Já no fim da vida aceitou a condecoração da Ordem de Santiago, tendo as insígnias sido oferecidas pelo Povo de Redondo.”

A XXII edição do Prémio Literário Hernâni Cidade com regulamento já publicado, é aberta ao público em geral e os concorrentes devem apresentar os seus trabalhos até ao próximo dia 31 de julho, partindo do tema “Tal como no mundo físico, no mundo moral nada se perde”, na modalidade de crónica (Hernâni Cidade, A Literatura e a sua função social, Porto, 1937).

Assim, todos os participantes que pretendam integrar este Prémio poderão concorrer com um único trabalho que não deverá exceder uma página A4, assinado com pseudónimo, podendo ser entregue em mão nas instalações da biblioteca, por correio, ou via e-mail.

Os concorrentes premiados serão antecipadamente avisados dos resultados do concurso, sendo os prémios entregues em cerimónia a realizar no dia 14 de Outubro de 2017, pelas 16 horas, no auditório do Centro Cultural de Redondo.