19 março 2019

Saberes e Sabores de Outras gentes regressou a Redondo

​ A Praça da República foi palco da inauguração de mais uma edição da iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes que decorreu no dia 17 de março...

A Praça da República foi palco da inauguração de mais uma edição da iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes que decorreu no dia 17 de março. O programa, composto por atividades diversas a decorrerem até 24 de março, teve assim início perante a presença da população, entidades diversas e várias personalidades ligadas às diferentes comunidades residentes no concelho.

Para além das entidades locais marcaram presença no evento Mircea Iliesco, Ministro Conselheiro da Embaixada da Roménia, Tudor Cataraga, Administrador artístico do Instituto Cultural Romeno , Sílvia Leu assessora do mesmo instituto, Maria de Lourdes de Sousa, em representação da Embaixada de Timor leste, e Simion Croitoru representante dos vinhos da Moldávia em Portugal.

O programa teve assim início com a cerimónia protocolar do hastear das bandeiras das várias nações envolvidas seguindo-se depois a inauguração da escultura “VOO” do artista romeno Stefan Radu Cretu no Centro Cultural de Redondo (CCR). Também no CCR deu-se a inauguração da exposição coletiva “Azulejo, um desafio Romeno”.

De seguida, as celebrações continuaram na Enoteca de Redondo com o célebre “Chá das Cinco” o que antecedeu uma prova de vinhos da Moldávia, com animação musical a cargo de Rita Justa e David Ferreira.

O dia culminou de regresso ao CCR com o espetáculo de teatro “Aqui também não” baseado em relatos de jovens refugiados, apresentado pela Associação Cultural do Imaginário.
A Câmara Municipal de Redondo não pode deixar de agradecer a todos os que possibilitam a realização esta iniciativa, que para além de homenagear as comunidades residentes em Redondo, reforça a identidade do concelho nacional e internacionalmente possibilitando em simultâneo “que todos se sintam redondenses”, tal como mencionou o Presidente da Câmara Municipal.