25 maio 2016

Saberes e Sabores de Outras Gentes renova-se nas ofertas e mobiliza centenas de pessoas

​A iniciativa multicultural Saberes e Sabores de Outras Gentes cumpre este ano a sua quinta edição, de 15 a 29 de maio, sob a organização do Município de Redondo, com o objetivo de aproximar as diferentes comunidades residentes no concelho, na partilha das suas culturas, dos seus saberes e sabores. O programa convidou a um fim-de-semana multidisciplinar que congregou inúmeras atividades desde o cinema, workshops, músicas e cozinha tradicional dos diferentes países participantes.

“O Filho de Saul” foi o filme selecionado para abrir o ciclo de cinema e multiculturalidade integrado no programa, no dia 19 de maio. Assim, todos os interessados puderam assistir ao filme Vencedor do Óscar para melhor filme estrangeiro, da autoria do Húngaro “László Nemes”, que se assume num retrato com tanto de fiel como de brutal do holocausto.

No dia seguinte, a Enoteca de Redondo abriu as portas à Associação Portuguesa de “Reiki” que deu a conhecer um pouco daquela terapia complementar, as suas origens, princípios básicos e aplicações, terminado com um esclarecimento de dúvidas enquanto se degustava um agradável chá.

Na noite de 21, coube em privilégio ao Centro Cultural de Redondo o regressado projeto “GEO” em novas abordagens musicais. Munidos de uma verdadeira legião de instrumentos e num cenário minimalista em laivos zen assumiram-se as posturas e as condições necessárias para o início de uma viagem pelo mundo em sons profundos, para desconstruir algum formalismo que impedisse a partilha do espaço e do tempo que se iria promover. O grupo iniciou o concerto com um animado “Bem-vindos ao Rock in Rio” transformando o auditório num autêntico "palco mundo".

A terminar o fim-de-semana, a degustação de cozinha internacional dos diversos países envolvidos na iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes resultou mais uma vez num dos pontos altos do programa reunindo mais de duas centenas de pessoas com o objetivos comuns de apreciar a gastronomia a e desfrutar de um agradável momento de animação e convívio, que contou com a presença dos Trovadores de Redondo no seu melhor.

A iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes reserva ainda diferentes atividades que se perpetuam durante a próxima semana e vão desde o cinema, ao workshop de chá, à música e  a uma missa rito litúrgico ortodoxo. A festa de encerramento terá lugar no dia 29 de maio com vários Grupos de Musica Brasileira, Ucraniana e Romena e com a promoção e venda de produtos de vários países participantes.