31 maio 2016

Saberes e Sabores de Outras Gentes consolida laços e reafirma-se na inclusividade

O Município de Redondo concluiu no passado fim-de-semana mais uma edição da iniciativa multicultural Saberes e Sabores de Outras Gentes que é especialmente dedicada à inclusão através da cultura das Comunidades Migrantes residentes no concelho, renovando-se nas abordagens com novas e diferentes formas de expressão e partilhando com toda a comunidade Redondense a aproximação a uma cultura e conhecimento mais inclusivo sobre outros povos, outros saberes e novos sabores.

A 26 de Maio, “Mediterrânea” de Jonas Carpignamo, foi o filme apresentado no ciclo de cinema inserido no programa relatando de forma muito presente a viagem dramática e perigosa de dois refugiados de África em trânsito para Itália na busca de melhores condições de vida.

Na sexta-feira, 27 de maio, a iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes conheceu um dos seus pontos altos no decorrer da inauguração da exposição desenvolvida no âmbito de uma residência artística, em parceria com o Instituto Cultural Romeno. Os 9 trabalhos apresentados pelos artistas Ion Grigorescu, Roman, Mihai Mircea Sârbulescu, Andrei Rosetti e Corina Dobre encontram em Redondo o elemento comum e estão agora disponíveis para a população da vila, todas as suas comunidades e visitantes.

Sábado a Enoteca de Redondo, foi o local em que todos os curiosos e entusiastas do chá puderam assistir a um workshop onde o professor Luis Mendonça de Carvalho proporcionou uma agradável incursão às origens, história, classes e variedades do chá, encerrando com uma degustação ao agrado de todos quantos se permitiram participar e, preparando de certa forma o momento seguinte.

Entre um misto de curiosidade e alguma perplexidade que grassava entre o público presente em torno da “cataplana” como alguém lhe chamou, foi na continuidade ao ambiente descontraído e informal que o workshop de chá amenizara que “Geronyom”, desvendou algumas das curiosidades sobre a insustentável leveza do “handpan”. Terminada a explicação, foi hora de escutar, as metálicas sonoridades aliadas à mestria e entusiasmo que “Geronyom” lhe infligia, revelando-se como um verdadeiro “tónico espiritual” para as mais de 40 pessoas que tiveram a oportunidade e o privilégio de escutar tão estranho instrumento musical.

O Domingo, iniciou-se com missa rito litúrgico Ortodoxo, na Igreja do Convento de Santo António, e pela tarde deu-se início ao encerramento da iniciativa “Saberes e Sabores de Outras Gentes” no Pavilhão de Exposições onde o requinte do “Chá Inglês” na sua melhor tradição e com tudo a que tinha direito fez as delícias de inúmeros participantes.  O primeiro momento musical centrou-se na dança ucraniana apresentada pela jovem bailarina Maria Levkiv seguindo-se depois o grupo “Troupe Brazil” que animou o ambiente com alguns dos mais emblemáticos temas da música popular brasileira. O espaço contou ainda com várias participações entre mostras e vendas de produtos típicos dos diferentes países envolvidos e a cargo dos mesmos.

Nesta que foi a quinta edição da iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes, o Município de Redondo, agradece a colaboração das inúmeras Entidades e Participantes em torno desta iniciativa que se entende como uma verdadeira “ponte” entre comunidades e que se perspetiva no que de melhor as Gentes e o Mundo têm, as suas riquezas históricas, culturais e sociais.