26 abril 2017

Redondo no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município de Redondo assinalou a 22 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios renovando esta prática de há anos e associando-se mais um ano às celebrações em Portugal sobre o tema.

O Município de Redondo assinalou a 22 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios renovando esta prática de há anos e associando-se mais um ano às celebrações em Portugal sobre o tema, integrando assim um programa nacional criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

Assim, o programa das celebrações em Redondo arrancou no período da manhã com um passeio pelo "Redondo Quinhentista" convidando todos os participantes a conhecer alguns dos pontos mais emblemáticos da vila – monumentos, igrejas e outros.

Mais tarde, a icónica igreja do Convento de Santo António recebeu o concerto do grupo "Vozes do Imaginário", um projeto musical constituído por vozes femininas e três instrumentistas que dá corpo ao reportório das polifonias tradicionais portuguesas.

Vestidas a rigor, as mais de duas dezenas de mulheres que compõem o grupo sobre a direção de Luís Pereira, percorreram sonoridades diversas revisitando a polifonia da Beira e do Alentejo entoando reconhecidos temas da música popular portuguesa tais como Senhora do Almurtão.

Este ano, tendo por base o tema Património Cultural e Turismo Sustentável, a iniciativa reúne, 670 entidades, distribuídas por 176 concelhos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, através da realização de cerca de 910 atividades dirigidas a diferentes públicos.


Consulte as fotos aqui