15 maio 2018

Redondo mantém a tradição da Apanha da Espiga

No dia 10 de maio, a Câmara Municipal de Redondo deu a todos os interessados a oportunidade de cumprirem esta tradição...

Desde há muito que a Quinta-feira da Ascensão é o dia de ir ao campo apanhar a espiga e as flores características da época. Assim, no dia 10 de maio, a Câmara Municipal de Redondo deu a todos os interessados a oportunidade de cumprirem esta tradição.

Com saída marcada para as 17h00, no Centro Lúdico de Montoito, miúdos e graúdos partiram para a aventura da “Apanha da Espiga” motivados tanto pelo entusiasmo de uns como pelo saudosismo de outros que reviviam assim memórias de outrora.

Cumpriu-se a tradição apanhando alecrim, malmequeres brancos e amarelos, Oliveira, videira, papoilas, espigas de trigo, almofadinhas, rabos-de-gato e outras flores campestres à moda de outros tempos em que a tradição era a regra contribuindo, assim, para a continuidade de um momento popular e de muita animação, muitas vezes vivido em família.

Tal como as espigas representam o pão, os malmequeres representam ouro e prata, as papoilas, representam amor e vida e os ramos de oliveiras representam azeite, a apanha da espiga representa um testemunho intemporal da cultura popular que importa transmitir de geração em geração.