19 janeiro 2016

Redondo e as Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal

​O Município de Redondo e a Embaixada da Áustria inauguraram no dia 16 de janeiro, a exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal e Redondo”.

​O Município de Redondo e a Embaixada da Áustria inauguraram no dia 16 de janeiro, a exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal e Redondo”, cuja documentação e registos fotográficos estão patentes no Foyer do Centro Cultural de Redondo até ao próximo dia 29 de fevereiro.

A cerimónia marcada por 3 períodos distintos, iniciou no Auditório do CCR com as presenças do Vice-presidente do Municipio Sr. José Portel e do Presidente da Freguesia de Redondo Sr. António Carriço, bem como das muitas Famílias de acolhimento de crianças austríacas do concelho de Redondo e convidados. No painel da mesa de honra à inauguração, o Municipio de Redondo fez-se representar pelo Vereador da Cultura, a Embaixada Austríaca pelo seu Secretário-geral que acompanharam a Srª Sieglinde Haas, uma das crianças austríacas de Redondo, e a respetiva madrinha de acolhimento, Srª Rosa Ferraz.

Numa abordagem fora dos moldes tradicionais, esta inauguração diferenciou-se pela carga emotiva e familiar a que o Vereador da Cultura, Armindo Ramalhosa, deu destaque na sua intervenção de abertura, na qual se tornou também inevitável a alusão do mesmo na preocupação sobre um tema tão presente e tão dramático do nosso quotidiano.

Na sequência das intervenções o Secretário-geral da Embaixada Austríaca Dr. Ingo Koenig manifestou o seu agrado e parabenizou todos os envolvidos na realização do evento, contextualizando a importância das experiências individuais de cada refugiado. A Srª. Sieglinde Haas, profundamente emocionada, leu um texto de agradecimento à família que a acolheu manifestando a enorme saudade de todos, e dos tempos em que viveu em Redondo.

A tarde prosseguiu, ainda com uma intervenção da Srª Ingebarg Kremsner, também ela uma criança Austríaca da Cáritas que ficou em Mangualde, seguindo-se um espaço dedicado às intervenções das Famílias de acolhimento das 30 crianças que ficaram no concelho que prestaram os seus testemunhos no privilégio deste encontro, partilhando histórias de saudade com amizade.

Seguiu-se num segundo período a visita à exposição documental e fotográfica patente no Foyer do CCR e posteriormente e em ambiente mais informal um pequeno convívio entre famílias na Enoteca de Redondo.

O Municipio de Redondo expressa o seu Agradecimento a todas as famílias que possibilitaram a construção desta Exposição, nomeadamente na recolha de documentos e fotos, e muito especialmente o seu Reconhecimento aos magníficos exemplos de humanidade de que as mesmas são testemunho.