26 janeiro 2016

Redondo e a Rota dos Eremitas

​Redondo, mais exatamente a Aldeia da Serra D’Ossa acolheu no sábado, dia 23 de janeiro, a inauguração da “Rota dos Eremitas” (PR4), no âmbito do projeto de percursos pedestres -TransAlentejo.

​Redondo, mais exatamente a Aldeia da Serra D’Ossa acolheu no sábado, dia 23 de janeiro, a inauguração da “Rota dos Eremitas” (PR4), no âmbito do projeto de percursos pedestres -TransAlentejo , alavancado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo (ERTAR) com o apoio técnico da SAL (Sistemas de Ar Livre)  em parceria com o Município de Redondo e a colaboração do Hotel Convento de São Paulo.

A Inauguração contou com a presença do Presidente do Municipio de Redondo, António Recto e de técnico da SAL em representação da empresa e da ERTAR, que introduziu em breves palavras alguns dos aspetos técnicos do projeto e efetuou uma contextualização territorial do mesmo, o Sr. Presidente do Municipio, na sua intervenção aos presentes salientou a importância da criação de redes de percursos pedestres, enquanto fator de mobilização das populações nestes territórios e especialmente dos seus agentes económicos no potencial de atratividade que o produto promove junto dos mesmos.

Com cerca de 80 simpáticos participantes, a receção fez-se acompanhar no início da concentração com alguns bolinhos típicos da região e um bom abafado da Adega de Redondo, no augúrio de uma caminhada pela beleza desta vertente da Serra D’Ossa em amena descontração e boa camaradagem.

O grupo de participantes tinha em boa parte da sua composição, os Caminheiros da Casa do Povo do Freixo (Redondo) e dos caminheiros D’Alentejo (Évora), a par de muitos entusiastas, amigos e habitués dos percursos pedestres que se promovem no concelho de Redondo e um pequeno grupo de BTT.

Com o seu início na proximidade ao Convento de São Paulo, o percurso evoluiu pela mata de montado em direção à estrada de “S.Gens”, no seu local em maior altitude e amenizando gradualmente até à “Cova do Bento”, com novo encontro nas proximidades do Convento, cumprindo-se assim sensivelmente 10 dos 20Km totais do percurso.

O PR4 “Rota dos Eremitas” é um percurso pensado no seu potencial e na proximidade aos alojamentos e restauração da zona, com 4 alojamentos e 3 restaurantes integrados no território do mesmo e em plena Serra D’Ossa, que lhe associa o conhecimento de um magnífico património edificado e natural a quem se permite a estas "andanças".

O próprio nome do percurso “ Rota dos Eremitas”, faz jus à sua vocação eremítica que facilmente se identifica nesta vertente magnifica da Serra D’Ossa, e que reconhece na megalítica “ Anta da Candeeira” a sua ancestralidade, a par do Convento de São Paulo, da Igreja do Monte Virgem, dos vestígios de São Gens e dos vários ermitérios espalhados pela Serra nos testemunhos de quem este território escolheu para a reflexão e para a paz.