15 outubro 2015

PROJETO SOS AFECTOS

O Município de Redondo reforça os apoios prestados aos idosos do concelho, com a criação deste projeto.

​O projeto SOS afectos pretende focar-se no combate ao isolamento e solidão vividos pela população idosa que habita em montes isolados e/ou se encontra sozinha, no concelho de Redondo.

O Município de Redondo reforça os apoios prestados aos idosos do concelho.

No âmbito do trabalho desenvolvido em parceria, entre o Município de Redondo e a Seção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Évora da GNR –“Operação Censos Sénior 2015” - foi efectuado um levantamento e a identificação dos idosos que vivem em locais isolados, bem como o diagnóstico de possíveis necessidades de intervenção social e de saúde.

Com a implementação desta parceria foi possível identificar e georreferenciar os idosos isolados e/ou em situação de dependência, residentes no município, assim como a elaboração do seu perfil e levantamento de eventuais necessidades, com vista à definição de estratégias específicas de intervenção social.

Deste trabalho resultou o projeto SOS afectos, que está em funcionamento desde o dia 11 de outubro. O objetivo é o reforço dos apoios prestados aos idosos do concelho, em especial aos residentes em montes isolados e em situação de vulnerabilidade.

Para além disso, esta medida pretende ser um contributo para a redução das desigualdades no acesso aos serviços, estabelecendo a ponte com as demais instâncias do concelho de Redondo.